MINHA HISTÓRIA

samia_about

O esporte sempre esteve presente na minha vida e ao ingressar no curso de graduação percebi que poderia unir duas paixões: A Psicologia e o Esporte.

Naquela época, década de 80, a biblioteca do Instituto de Psicologia da USP dispunha de poucos livros de Psicologia do Esporte, todos em inglês, pois ainda não tínhamos muitas publicações no Brasil. Ao concluir a graduação fui incentivada pela Profa. Dra. Rachel Rodrigues Kerbauy a entrar para o programa de mestrado. E foi ela quem me disse que sim, eu poderia estudar o comportamento humano no contexto esportivo, e me guiou no início da caminhada, em um terreno até então pouco conhecido e explorado.

A dissertação de mestrado “Identificação de variáveis que interferem no treinamento de um atleta de aeróbica de competição”, nasceu da observação do dia-a-dia dos atletas de uma academia que eu freqüentava. Era o meu gosto pelo esporte unindo-se definitivamente à Psicologia. E a minha fascinação foi aumentando e então eu entendi que tinha encontrado o meu lugar.

Em 1995, mais uma vez numa academia, um amigo me convidou para trabalhar com uma equipe de voleibol feminino, o Teuto-Vila Rica que estava disputando a Superliga de 1995/1996. O técnico dessa equipe também era o técnico das categorias de base da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino. E então, em 1996 fui convocada como psicóloga da Seleção Brasileira Infanto Juvenil e Juvenil de Voleibol Feminino. E foi na seleção que coletei os dados para minha tese de doutorado: “Estudo com atletas de voleibol: a comunicação e o rendimento nos treinamentos.”

Sempre defendi a idéia de que é fundamental estabelecer metas muito bem definidas e trabalhar duro para alcançá-las. E era isso que eu fazia….

Trabalhei durante anos com as categorias de base e nesse meio tempo também tive a oportunidade de trabalhar com modalidades paralímpicas. Em 2003 participei dos jogos Parapanamericanos de Mar del Plata com o vôlei paralímpico. No ano seguinte era a vez do basquete em cadeira de rodas e com eles a realização de uma grande sonho, participar de uma Olimpíada. E a primeira foi em Atenas, 2004.

Três anos depois, 2007, mais um sonho realizado ao ser convocada para auxiliar na preparação psicológica da seleção adulta de voleibol feminino para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. E foi um “sonho de Ouro”.

No final de 2008 decidi ampliar meu campo de atuação e comecei a atender atletas de diversas modalidades no consultório. E descobri uma nova paixão, que estava adormecida, a Psicologia Clínica.

Quando achei que já tinha enfrentado meus grandes desafios, recebi um novo convite, quase uma intimação, da técnica Letícia Pessoa: auxiliar na preparação psicológica de uma dupla de vôlei de praia, Alison e Emanuel, para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. E então redimensionei minhas metas e meus sonhos e em 2012 conseguimos conquistar a medalha de prata.

Depois de Londres concentrei minha energia no consultório, na clínica Move, onde atendo atletas e pacientes clínicos. E novos projetos foram surgindo e eu fui abraçando, feliz, porque gosto muito do que faço. Projetos para os Jogos Olímpicos do Rio2016.

E de repente eu me vi realizando um dos meus grandes sonhos, uma das minhas metas, ao ser convidada para ser uma das coordenadoras do Grupo de Preparação Mental  do Comitê Olímpico Brasileiro. Sim, pela primeira vez na história da Psicologia Esportiva no Brasil conseguimos reunir e trabalhar com um grupo de mais de 30 profissionais que se envolveram diretamente na preparação mental dos atletas olímpicos. Juntos, em busca de um mesmo ideal: desenvolver a nossa ciência. E esse projeto deu certo! Deu certo não apenas pelas medalhas e reconhecimento dos atletas, deu certo porque foram escritas várias histórias de sucesso e porque esse grupo de profissionais,unidos, se fortaleceu.

Agora a Preparação Mental já é uma realidade e já temos uma nova meta: Tókyo 2020!!

 

 

 

 

 

7 comentários em “MINHA HISTÓRIA

  1. Parabéns Sâmea pela sua trajetória dourada. Dedicação, perseverança e competência estiveram presente na sua caminhada até a conquista de todos os podions presentes até aqui. Vamos, vamos, vamos … novas metas e novos desafios à sua frente para serem superados. Deus te abençoe. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s